Torneios de Walking Football Portugal

A organização das equipas, dos jogos e do Torneio Nacional está a cargo da RUTIS e dos seus parceiros com o apoio do IPDJ

Regulamento a aplicar nos torneios

 Walking Football Portugal joga com as regras da European Football for Development Network

    1. As equipas devem ser constituídas por 6 elementos de ambos os géneros, com mais de 50 anos em jogos de 6×6. Durante o jogo cada equipa tem que ter elementos dos dois géneros.
    2. Nos treinos podem participar quantos jogadores quiserem. Nos jogos não há limite de substituições.
    3. Os jogos têm a duração de 14 minutos, com uma pequena pausa após os 7 primeiros minutos.
    4. As dimensões do campo, interior ou exterior, devem ser entre os 19-22 metros e os 40-44 metros.
    5. O tamanho da baliza deve ser de 3 metros de comprimento e 1 metro de altura.
    6. Não existe guarda-redes, logo ninguém pode tocar com a mão na bola.
    7. A bola a utilizar deve ser de tamanho FIFA 4 (63.5-66 cm).
    8. Todos os jogadores devem manter uma distância de 3 metros das balizas durante o jogo.
    9. Não existe número máximo de substituições e estas têm que ser realizadas ao lado da baliza.
    10. Não existe regra do fora de jogo.
    11. É proibido entradas em “carrinho” e qualquer contacto físico entre os jogadores.
    12. Os jogadores só podem caminhar, sendo obrigatório no movimento estar sempre com um pé a tocar o solo, sendo o “correr” punido com livre indireto.
    13. Não existem penáltis, apenas livres indiretos e todos os jogadores devem manter distância de 3 metros.
    14. A bola não pode ser jogada acima da barra da baliza (cintura humana).
    15. Quando a bola ultrapassar a linha lateral, deverá ser reposta em jogo no mesmo sítio em que saiu sendo a reposição efetuada com o pé. Os jogadores adversários deverão permanecer a 3 metros da bola.
    16. Quando a bola atravessar a linha final deverá ser aplicado canto ou pontapé de baliza. A distância de referência para os jogadores adversários é a mesma das regras anteriores: 3 metros.
    17. Depois de cada golo, o jogo deverá recomeçar com pontapé de saída no meio campo.
    18. Não poderão ser considerados válidos os golos marcados do meio campo defensivo.
    19. Se um golo for impedido de forma ilegal (ex: mão na bola. correr para evitar que a bola entre. não cumprir a distância de 3m face à baliza) o mesmo deve ser validado sem recurso à falta.
    20. O árbitro pode ordenar a substituição de qualquer jogador que apresente um comportamento agressivo ou linguagem imprópria.
    21. Se um jogador receber um cartão amarelo deverá ser substituído e terá de permanecer no banco por 5 minutos.
    22. Um jogador que receber um cartão vermelho (por acumulação de amarelos ou direto) deverá abandonar o campo de jogo deixando a sua equipa em inferioridade numérica.
    23. Todas as decisões do árbitro em qualquer situação da partida devem ser cumpridas e respeitadas.
    24. Os jogadores da equipa devem estar vestidos com um equipamento igual.
    25. Nos torneios podem ser criadas dois tipos de equipa (uma mais competitiva e outra mais lúdica).
    26. Os jogadores, equipa técnica, adeptos e demais participantes devem seguir as regras da ética e do comportamento desportivo. Qualquer comportamento antidesportivo ou eticamente reprovável será alvo de sanções.

Equipamentos

Cada equipa deve arranjar os seus próprios equipamentos, que devem levar o logotipo da equipa. (Ver Equipamento)

A RUTIS poderá fornecer camisolas técnicas de treino e bolas às novas equipas.

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