Dúvidas sobre Walking Football?

Quem criou o Walking Football (Futebol a andar)?

O Walking Football (WF), também conhecido como futebol a andar, foi criado na Inglaterra por John Croot do Chesterfield FC ele desenvolveu esta nova forma de futebol em 2011 como uma alternativa de jogo para pessoas mais velhas que queriam continuar a jogar futebol, mas não podiam ou queriam mais jogar com o ritmo acelerado e a intensidade do jogo convencional. O Walking Football tornou-se popular rapidamente e espalhou-se por todo o Reino Unido e outros países, oferecendo uma maneira acessível e divertida de fazer desporto e divertir-se. O WF chegou a Portugal em 2016.

Quem pode jogar Walking Football?

Qualquer pessoa, independente do género, sexo ou capacidade física pode jogar walking football, no entanto nos nossos torneios só podem participar atletas com mais de 50 anos.

Há limitações para jogar Walking Football?

O walking football insere-se no grupo dos desportos a andar, que são versões mais lentas dos jogos tradicionais, jogadas em ritmo de caminhada com regras especificas. O objetivo dos desportos a andar é inserir todas a pessoas, inclusive aquelas que tem algumas dificuldades físicas e cognitivas. O WF pode ser jogado por pessoas com diabetes, que sofreram AVCs, que tem Parkinson, que tem obsidade ou que apresentem outras limitações. Já está provado que a pratica de WF ajuda a melhorar a vida destas pessoas.

Quais são as regras do Walking Fooball?

O walking football não tem só um tipo de regras. Há diversas regras no que respeita ao número de jogadores de cada equipa, tamanho das balizas, divisão por sexo ou idade ou duração dos jogos, número de toques, etc. . O Walking Football Portugal joga sem guarda-redes, com balizas com 1 metro de altura e 3 de largura, com equipas mistas de seis jogadores, sem limite de toques na bola e sem poder rematar na área, no geral de acordo com as regras da EFDN.

Onde posso encontrar uma equipa para jogar?

No nosso site pode ver os locais onde já existem equipas ou pode-se inscrever na nossa lista e assim que houver uma equipa na sua zona nós indicamos.

Como posso inscrever a minha equipa nos torneios do Walking Football Portugal?

É só preencher este formulário com alguns dados básicos e depois está apto a participar nos nossos torneios. A inscrição das equipas no Walking Football Portugal e nos torneios é grátis. Em média temos um torneio por mês. Pode ver os torneios aqui.

Quem pode criar uma equipa de Walking Football?

Qualquer entidade pode criar uma equipa. Pode ser uma universidade sénior, uma associação, uma IPSS, uma autarquia (Câmara Municipal ou Junta de Freguesia) ou um clube. Se existir um grupo de amigos que queira jogar pode associar-se a uma organização já existente ou criar um clube de praticantes.

Como faço para aprender mais sobre jogar ou treinar Walking Football?

O walking football Portugal faz várias sessões de divulgação e cursos de formação (alguns acreditados pelo IPDJ) e tem material didático de apoio como manuais e planos de treinos. Ver formação.

Que benefícios traz a pratica de Walking Football?

São já vários os estudos académicos que indicam que a pratica regular do Walking Football melhora a capacidade física, a coordenação psico-motora e os índices gerais de saúde, estimula a vertente cognitiva, promove a socialização e aumenta a sensação de bem estar.

Há vencedores nos torneios de Walking Football?

Na maioria dos nossos torneios não há vencedores. Todos jogam, todos ganham e todos recebem os mesmos brindes (medalhas, certificados, taças, etc.). Mais que um desporto, o Walking Football é uma festa. Apenas no torneio final disputa-se a Taça Nacional de Walking Football que tem uma componente competitiva.

Há mais torneios de Walking Football em Portugal?

Sim, a Federação Portuguesa de Football organiza torneios e no Algarve (Albufeira e Vilamoura) há três torneios internacionais por ano.

Quem é o Walking Football Portugal?

O Walking Football Portugal é promovido pela RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, instituição de Utilidade Pública) desde 2018 em conjunto com vários parceiros, equipas e pessoas. Pode ver a nossa equipa técnica no site.
close