Apresentação do Walking Football (futebol a andar)

Walking Football

Walking football é uma modalidade de desporto para seniores, em que não se pode correr e a bola não pode ser jogada pelo ar. As equipas são constituídas por seis jogadores de ambos os sexos (é nossa condição para as equipas se inscreverem) e não há guarda-redes. Normalmente os jogos tem 15 minutos de duração, divididos por 2 tempos de sete minutos.  

Este projeto surge no desenvolvimento do trabalho que tem existido entre a RUTIS e a Fundação Benfica, desde 2017, para o desenvolvimento da pratica desportiva entre os maiores de 50 anos. 

Esta parceria deu origem ao I e II Torneio Nacional de Walking Football, que em 2019 envolveu equipas de 30 universidades seniores (US) (de norte a sul do país) e 2 equipas da Fundação Benfica, num total de 525 seniores em ambos os sexos.  

Ludico
Competitivo
Para equipas com um ritmo menor e menos experientes.

Para equipas com mais poder atlético e técnico.

O Walking Football (WF), futebol a andar ou a passo, é um projecto desportivo desenvolvido pela RUTIS e pela Fundação Benfica (FB), com o apoio do IPDJ, com o objectivo de promover o exercício físico e a saudável competição entre os alunos das universidades seniores. Ver vídeo 1 e vídeo 2.

O projecto começou em Fevereiro de 2018 com 10 universidades seniores, tendo terminado a época de 2020/2021 com 26 equipas inscritas. Os torneios e treinos foram suspensos durante a pandemia do Covid 19. Em Setembro de 2022 o projecto retomou o seu ritmo normal.

O walking football é uma variante do futebol, para maiores de 50 anos, onde não se pode correr, só andar. As equipas são constituídas por seis jogadores de campo, preferencialmente de ambos os sexos, em que não existe guarda-redes. O campo utilizado é semelhante ao campo de futsal, as balizas têm 3m x 1m, (normalmente usa-se uma fita ou uma faixa (ver imagens acima) para adaptar as balizas normais à modalidade) e a bola não pode subir acima de 1 metro de altura.

A organização das equipas, dos jogos e do Torneio Nacional está a cargo da RUTIS e da FB, com o apoio da Masterfoot (arbitragem) e do IPDJ.

Qualquer universidade sénior pode inscrever a sua equipa no Torneio Nacional de Walking Futebol da RUTIS/FB. As equipas podem ter de 6 a 25 elementos. A inscrição  das equipas e nos torneios é gratuita Clicar aqui. Existem duas modalidades de equipas:
  • Competitiva: Para equipas com mais poder atlético e técnico.
  • Lúdica: Para equipas com um ritmo menor e menos experientes.

Já se realizaram vários Torneios Nacionais desde 2018. O I realizou-se de Maio a Junho de 2018 e o II Torneio de Novembro de 2018 a Junho de 2019. De lá para cá tem sido diversos os torneios organizados no continente, Madeira e Açores. A participação das equipas nos torneios é facultativa.

Existem três tipos de torneios: Locais, Regionais e Nacional.

– Os torneios locais realizam-se particularmente entre equipas próximas, não estão calendarizados e não tem o apoio logístico da RUTIS e da FB.

– Os torneios regionais realizam-se entre Novembro a Junho, em diversos pontos do pais de acordo com a calendarização previamente apresentada pela RUTIS e pela FB. Os torneios envolvem de 4 a 10 equipas.

– O torneio nacional final realiza-se no final de Junho no Estádio da Luz em Lisboa e podem participar todas as equipas inscritas no Torneio Nacional.

Nos torneios, mediante o tipo e número de equipas inscritas, pode haver jogos na modalidade Competitiva e Lúdica ou só numa. Nos torneios há atribuição de medalhas a todos os participantes e taça aos primeiros classificados.

Todos os anos no inicio de Outubro há uma sessão de formação/informação no Estádio da Luz em Lisboa para os técnicos/treinadores/dirigentes das equipas, ministrada pela FB. Existe igualmente um manual técnico de apoio aos responsáveis pelas equipas.

Os treinadores e técnicos devem ser especializados na área do desporto e/ou do treino.

Todos os atletas têm que ter um seguro de acidentes pessoais.

O seguro RUTIS/Generali/Nersant  já inclui esta modalidade, por isso os alunos que tem este seguro não necessitam de fazer mais nenhum.

  • Cada equipa terá que jogar com equipamentos (camisola, calções e meias) iguais.
  • A RUTIS poderá fornecer camisolas técnicas de treino e bolas às novas equipas.

  • Até 31 de Novembro, inscrição das equipas.
  • 10 de Outubro, acção de formação no Estádio da Luz, Lisboa.
  • Datas dos torneios regionais já marcados: 29 de Outubro (Porto Santo / Madeira),  1 de Novembro (Alvito) e 1 de Abril de 2023 (Machico / Madeira).
  • Torneio Nacional Final, final de Junho no Estádio da Luz, Lisboa

–  Consulte o nosso folheto informativo 

–  Divulge o projecto com o nosso Cartaz 

– Veja os nossos vídeos de promoção:

– Use o nosso logotipo: PNG/Vetor

 

O Walking Football Portugal tem parcerias com vários clubes internacionais. A Fundação Benfica é um dos membros fundadores do European Legends programme  Clique aqui 

 

·       Luis Jacob (Walking Football Portugal e RUTIS)

·       Nuno Costa, Luis Alcobia e Ismael Ferreira (Fundação Benfica)

·       Ricardo Gomes (Masterfoot)

close

Parceiros

Social

© Copyright 2022 Rutis